Trabalho Voluntário

jungles_gdg.png

Fundador e Organizador
Google Developer Group
SC e Manaus

Mar 2011 - Dez 2020

GDG significa Google Developers Groups e é uma plataforma oferecida pelo Google Developers para suportar a comunidade de desenvolvedores.

O GDG se orgulha por proporcionar um ambiente inclusivo. Todos e qualquer pessoa interessada em tecnologia - desde desenvolvedores iniciantes até profissionais experientes - são convidados a participar de nossos  encontros e eventos.

O GDG Manaus atua desde 2014, realizando palestras, workshops, encontros, cursos e eventos na cidade. Desde 2016, anualmente, organizamos o DevFest, evento que dura um dia inteiro. Os DevFests em Manaus são sucesso de público e movimentam em média 800 pessoas por edição, sendo que chegamos à quase 1.300 participantes na edição de 2018, e passamos os 1600 participantes na edição de 2019, algo que consagrou os eventos do GDG um marco na cidade. É reconhecido como uma das maiores comunidades de tecnologia do Norte do Brasil, o GDG Manaus tornou-se um dos capítulos com maior  representatividade quanto a diversidade e inclusão em DevFests. Além do ambiente seguro e acolhedor, tal número é atribuído também ao fato de que 50% das palestras não foram apresentadas exclusivamente por homens.

Em 2018, além de 5 Meetups abordando temas como Testes de Software, Cloud Computing e Machine Learning, a comunidade também lançou o Women Techmakers Manaus, extensão do programa Google Developers com foco em inclusão e empoderamento de mulheres no mercado de tecnologia. No seu primeiro evento, o Techday Manaus, o WTM alcançou um público de 400 pessoas, onde todas as 12 palestras foram feitas por mulheres, tendo contribuído bastante para que 62,5% dos presentes fossem de mulheres.


Sentindo a necessidade de consolidar uma marca e com objetivo de tornar os eventos reconhecidos nacionalmente, o GDG passa a associar o Jungle’s à marca do DevFest e busca entregar um evento de maior escala e qualidade já ratificada pelo nosso público.

A edição manauara do DevFest, acontece, normalmente, em novembro e conta com diversas palestras, workshops, além de promover uma experiência diferente ao público local.


Considerando os últimos eventos realizado pelo GDG Manaus, o Jungle’s DevFest continuará promovendo o apoio a diversidade e a inclusão, além de todo o networking e conteúdo.